Parque da Cidade: natureza exuberante e acessibilidade das trilhas sem barreiras

Cadeira para acessibilidade

Foto: Mário Sousa e Simone Gomes

O final de semana foi intenso no Parque da Cidade com  um expressivo número de visitantes, pelo menos 1500 pessoas estiveram no local, admirando a paisagem panorâmica, os voos de parapente, tomando café da manhã no Bistrô do Parque e participando do Projeto EcoTur Sem Barreiras. No sábado, este Projeto começou pelo Parque Rural do Engenho do Mato e, no domingo, teve início no Parque da Cidade. Os visitantes,  na sua maioria, cumpriam o distanciamento social e usavam máscara protetora.

Realizado pela Prefeitura de Niterói, através da Neltur, o Projeto  EcoTur sem Barreiras é resultante de uma parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS), com a Secretaria Municipal de Acessibilidade e com o Clube Niteroiense de Montanhismo.

O passeio pelas trilhas é aberto para todas as pessoas, incluindo  portadores de deficiências e pessoas com mobilidade reduzida, que podem ser conduzidas numa cadeira especialmente construída para o percurso das trilhas através de agendamento prévio pelo site http://www.visit.niteroi.br/niteroiecotur .

De acordo com a Neltur, os passeios serão realizados duas vezes por mês, sempre aos domingos, partindo da sede do Parnit, no Parque da Cidade. O acesso é gratuito e inclui guias bilíngues. As saídas acontecerão sempre às 08h, com grupos nivelados de acordo com a dificuldade das trilhas, e aplicação das medidas de proteção contra a Covid 19.

Vista do Parque da Cidade

Foto: Mário Sousa e Simone Gomes

A acessibilidade às trilhas faz parte do programa da Neltur de mapeamento e visitação às quatorze trilhas que compõem o Parque Natural Municipal de Niterói  (Parnit) cuja sede fica no Parque da Cidade (localizado no Morro da Viração). As trilhas previstas são: 1- Colonial; 2- Ilha do Pontal; 3- Pedra do Santo Inácio; 4- Bosque do Eucaliptos; 5- Campinho; 6- Blocos; 7- Zé Mondrongo;  8- Mirante da Lagoa;  9- Pedra Quebrada;  10-Tapera;  11- Platôs; 12- Cunhambebe; 13- São Francisco; 14- Cafubá.

Para o presidente da Neltur, Paulo Novaes, o Projeto Niterói EcoTur Trilhas Sem Barreiras é uma alternativa turística consciente que atenderá tanto aos moradores da cidade como aos turistas nestes tempos de pandemia da Covid 19, com todos os protocolos de distanciamento social. De acordo com Paulo Novaes, “após a pandemia, o Projeto será, sem dúvida, um dos grandes apelos naturais para que turistas e niteroienses descubram a Cidade de Niterói com todo seu potencial de ecoturismo: patrimônios naturais, praias, trilhas, parques, morros e paisagens exuberantes”.

Contatos e inscrições para o tour – telefone: (21) 3611-3828 http://www.visit.niteroi.br/niteroiecotur

Compartilhe em suas redes sociais
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter