Dê um Play e faça o seu BikeTur!

PRAÇA JK

Alô Ciclista! Bem-vindo ao Niterói Bike Tur!

Você já imaginou encontrar em sua pedalada o ex-Presidente Juscelino Kubitschek batendo um papo com o arquiteto Oscar Niemeyer, ambos olhando uma planta arquitetônica de uma das construções de Brasília? Pois eles estão aqui, juntos, na Praça JK, na forma de uma belíssima estátua de bronze. A Praça JK é mais uma obra de Niemeyer e simboliza a mistura dos estilos que marcam a cidade de Niterói: o clássico com o moderno. Este é um excelente momento para você dar uma parada e fazer a sua foto junto deles, ou fazer também uma bela panorâmica da Baía de Guanabara, com a Ponte Rio-Niterói ao fundo.

Depois das fotos continue pedalando rumo a novas emoções e logo estaremos no Centro Petrobras de Cinema, outra belíssima obra de Niemeyer, que encanta os olhos e ouvidos dos cinéfilos da cidade de Niterói, do Brasil e do mundo. Com o formato de um rolo de filme o espaço conta com uma enorme infraestrutura interna de serviços, tendo seu complexo dividido em dois blocos: o “Rolo” que abriga a sala Nelson Pereira dos Santos, o Centro de Memória do Cinema Nacional e o Núcleo de Produção Digital. E o outro bloco, que é administrado pelo Reserva Cultural, possui cinco salas de cinema, livraria, restaurantes e outros empreendimentos de caráter cultural. Falando em cinema é bom lembrar que foi aqui em Niterói, na Universidade Federal Fluminense, que em 1968, o cineasta Nelson Pereira dos Santos criou o primeiro curso de cinema no Brasil. Motivo de orgulho nacional!

Ao redor do Centro Petrobras de Cinema temos a Universidade Federal Fluminense, a Estação da Cantareira: um antigo estaleiro e também estação das barcas que hoje é um espaço cultural, e a Praça Leoni Ramos, conhecida pela boemia e por seus bares e restaurantes. Nesta rua pavimentada por paralelepípedos ainda conseguimos ver os trilhos por onde passavam os bondes de Niterói. Coladinho a Cantareira você ainda encontra a Igreja de São Domingos de Gusmão que representa um marco histórico e arquitetônico para o bairro que herdou o seu nome. Sua torre pode ser observada à distância, sendo vista logo que se chega.

Continue seguindo pela orla da Baía de Guanabara, pois em um pouco mais de dois quilômetros você chegará à nossa próxima parada, no símbolo da cidade de Niterói: o Museu de Arte Contemporânea. Mas antes, não perca a oportunidade de tirar mais belas fotos na Ilha da Boa Viagem. A beleza natural abusou em caprichar com suas aguas cristalinas e formações rochosas de tirar o fôlego! É para levar essa imagem na cabeça e no coração. Dali é possível fazer uma foto única dos maiores cartões postais do Rio de Janeiro: o Morro do Pão de Açúcar e o Corcovado, com a estátua do Cristo Redentor, lá no alto.

Avalie o Niterói BikeTur

BomRegularRuim

Compartilhe em suas redes sociais
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter