Dê um Play e faça o seu BikeTur!

CENTRO CÍVICO

Alô Ciclista! Bem-vindo ao Niterói Bike Tur!

Niterói é cercada de história e o Centro Cívico é como uma imersão em um livro e um show de arquitetura Neoclássica.

Tombada pelo patrimônio estadual, tendo a sua construção se dado no início do século XX, toda em estilo eclético, a Praça da República é um majestoso conjunto arquitetônico que foi erguido para manter viva parte importante da história, época dos mártires fluminenses. Nela você pode ver o Monumento Triunfo a República, uma a escultura onde no centro há uma biga romana puxada por dois cavalos em posição de galope, conduzida por uma mulher que traz na mão direita um ramo de louros. Você também vê guarda-corpos com as estátuas de Quintino Bocaiúva, Benjamim Constant e Silva Jardim.

O Centro Cívico é constituído também pela Biblioteca Parque de Niterói, que possui um acervo de mais de 60 mil itens, entre livros, revistas, jornais, DVDs, audiolivros e livros em Braille, obras raras e especiais, principalmente sobre a história e cultura do Estado do Rio de Janeiro; A Câmara Municipal de Niterói que já foi a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro; o Liceu Nilo Peçanha que já foi a escola Central; a Sede Regional da Polícia Civil que já foi o Palácio da Polícia; e o Palácio da Justiça que, atualmente, abriga a Biblioteca Regional do Tribunal de Justiça, o Centro da Memória Judiciária de Niterói e a Associação de Magistrados do Estado do Rio de Janeiro; formando assim um dos mais importantes e célebres conjuntos arquitetônicos do Rio de Janeiro.

O projeto de construção do conjunto pertence ao arquiteto Pietro Campofiorito e foi idealizado em 1913 com o objetivo de fazer dali um grande centro cívico para a então capital do Rio de Janeiro: a cidade de Niterói. Sua construção só foi concluída em 1935 com a inauguração da Biblioteca Pública Estadual, atual Biblioteca Parque de Niterói.

Nem é preciso dizer que esta região é uma pérola para fotografias de monumentos que te levam até parte importante da história do Brasil.

Você pode seguir para a Praça Popular, o início do Caminho Niemeyer, pela Avenida Amaral Peixoto, à aproximadamente dois quilômetros daqui. Não se esqueça, faça turismo sustentável sempre, preserve as belezas naturais e arquitetônicas. Vamos espalhar Niterói por aí!

Avalie o Niterói BikeTur

BomRegularRuim

Compartilhe em suas redes sociais
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter