Dê o Play e faça o seu BikeTur!

CAMINHO NIEMEYER

Alô Ciclista! Bem-vindo ao Niterói Bike Tur!

Vamos juntos conhecer o melhor de Niterói em sua bicicleta. Aqui, na Praça do Povo, estamos no início do Caminho Niemeyer. Niterói é a segunda cidade do mundo com maior número de obras projetadas pelo arquiteto brasileiro, um mestre genial da arquitetura moderna: Oscar Niemeyer. O conjunto de obras que a cidade abriga forma um caminho ao longo da orla da Baía de Guanabara.

A primeira obra aqui é o Teatro Popular, com uma forma ondulada na cobertura, que vista de cima, lembra o formato das ondas do mar. Com capacidade interna para 460 pessoas o teatro conta com uma genial inovação do arquiteto: o seu palco pode mudar de posição, sendo voltado para plateia interna ou aberto para a Praça Popular, abrigando espetáculos ao ar livre para até 10 mil pessoas. Ele tem paredes de vidro em forma de colmeia que ressaltam a paisagem da Baía de Guanabara, e dois painéis em azulejos: um ao lado da rampa de acesso chamado “As Bailarinas” e outro no foyer superior chamado “Liberdade”. Ambos são painéis deslumbrantes que representam a dança e a manifestação popular em duas obras inigualáveis.

Ao lado vamos encontrar o Memorial Roberto Silveira que foi inaugurado em 2003 e abriga o Centro de Memória da História e da Literatura Fluminense desde 2013. A obra é uma cúpula de concreto que parece emergir do chão. No interior há uma sala de exposições, um anfiteatro para exibições e palestras e um importante acervo histórico fluminense para consulta pública, com pouco mais de 200 mil obras digitalizadas. Bacana, não é?

Por fim, vemos a sede do Grupo Executivo do Caminho Niemeyer, também conhecida como Fundação Oscar Niemeyer. A construção foi feita sobre um espelho d’água e é dividida em dois blocos: a cúpula, em formato de caracol, que abriga um salão de exposições; e o prédio, anexo, que tem forma de meia lua, acompanhando o desenho da cúpula, e possui dois pavimentos destinados à área administrativa do Caminho Niemeyer.

Respire fundo, tome uma água e vamos em frente! Porque a nossa próxima parada será na Praça Juscelino Kubitschek que está à quase dois quilômetros, seguindo pela orla da Baía de Guanabara, e temos muitas, muitas outras curiosidades a serem desvendadas.

Avalie o Niterói BikeTur

BomRegularRuim

Compartilhe em suas redes sociais
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter