Martine Grael e Kahena Kunze garantiram primeiro lugar na colocação geral da vela 49er, após chegar no terceiro lugar na regata final.

Martine Grael e Kahena Kunze tornaram-se hoje (03/08/21) bicampeãs olímpicas na vela, na classe 49er FX! Martine é de Niterói e havia sido campeã também nas Olimpíadas do Rio 2016!

Esse ano a palavra para a dupla foi superação, pois na primeira regata elas ficaram na 15ª posição, mas foram melhorando e se acostumando com a imprevisibilidade da Baía de Enoshima. Nas duas últimas disputas, ficaram com um segundo lugar e um décimo lugar e empataram na liderança antes da “medal race”.

Martine Grael e Kahena Kunze, do Brasil, durante etapa na classe 49er FX – (Lavandeira Jr/EFE)

Nas competições de vela, o ranking é decidido em uma série de regatas, que acontecem no decorrer de vários dias. As dez equipes com melhor posicionamento avançam para a final, que vale pontuação dobrada.

Martine Grael e Kahena Kunze chegaram à medal race em segundo lugar no ranking. A dupla tinha a mesma pontuação que a equipe holandesa, porém perdiam ainda no critério de desempate. Na regata final, no entanto, todas as equipes que poderiam tirar o primeiro lugar do Brasil ficaram em colocações piores, garantindo a medalha de ouro, tornando as atletas brasileiras bicampeãs olímpicas ao ficar em terceiro na regata da medalha. Não haviam medalhistas de ouro repetidos na história da classe 49er FX.

Martine Grael e Kahena Kunze, do Brasil, durante etapa na classe 49er FX – (Lavandeira Jr/EFE)

Martine começou a navegar aos quatro anos e conheceu Kahena Kunze aos 13 anos. Ela é filha de Torben Grael, que representou o Brasil na vela em seis edições consecutivas dos Jogos Olímpicos entre 1984 e 2004, ganhando o ouro na classe Star em 1996 e 2004. Seu tio Lars Grael também era um velejador internacional, conquistando o bronze na classe Tornado nos Jogos Olímpicos em 1988 e 1996, enquanto seu irmão Marco competiu na classe 49er nos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro e também nesta edição de 2020 em Tóquio. São NOVE medalhas de Niterói na vela!

Parabéns, Martine e Kahena! Orgulho de ser Niterói!

Kahena Kunze e Martine Grael comemorando a medalha de ouro – (CJ Gunther/EFE)

Compartilhe em suas redes sociais
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter