;
NelTur

Estudos e Pesquisas

Nome: Mapeamento e Programação do Turismo Náutico em Niterói

Responsável: UFF/FEC, Neltur e Prefeitura- Coordenador: Professora Verônica Feder Mayer

Data: 29/12/2020 a 28/12/2022

Descrição: Este é um projeto de Pesquisa Aplicada que nasceu de uma parceria entre a Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF, a NELTUR, a prefeitura de Niterói e a Fundação Euclides da Cunha. Juntos, buscaremos colocar nosso município em uma posição de liderança no cenário do turismo náutico brasileiro, promovendo a visibilidade internacional destas atividades em Niterói e abrindo oportunidades para o turismo responsável e sustentável.


Nome: Observatório do Turismo de Niterói

Responsável: UFF/FEC, Neltur e Prefeitura – Coordenador: Professor João Evangelista Dias Monteiro

Data: Dez. 2020 a Dez. 2022

DescriçãoCriação do Observatório do Turismo do Município de Niterói que produzirá um Sistema de Informações e Estatísticas do Turismo para Município de Niterói (SIET – NITERÓI), devendo ser estruturado a partir da coleta de dados e estatísticas de turismo do Município, armazenamento de informações, divulgação das informações, fornecendo suporte para um planejamento mais preciso e consistente do setor de turismo do município.


Nome: Diagnóstico, Qualificação e Formatação para um Circuito Cervejeiro

Responsável: UFF/FEC, Neltur e Prefeitura – Coordenador: Professor Lélio Galdino Rosa

Data: Jan. 2021 a Dez.2021

Descrição: O projeto Caminho Cervejeiro Niterói é um projeto fruto do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados – PDPA, da Faculdade de Turismo e Hotelaria – FTH da Universidade Federal Fluminense – UFF, da NELTUR e da Prefeitura Municipal de Niterói, por meio da Fundação Euclides da Cunha – FEC. Tem como presente proposta fazer um diagnóstico, qualificar e formatar um circuito cervejeiro tendo como base um polo cervejeiro em Niterói/RJ, priorizando a criação com participação inclusiva da comunidade interessada pela cultura cervejaria.


  • CIDADANIA, TURISMO E EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA HISTÓRIA DE NITERÓI: EXPLORANDO NOVAS PLATAFORMAS

Nome: Cidadania, Turismo e Educação através de Niterói: Explorando novas Plataformas

Responsável: UFF/FEC, Neltur e Prefeitura- Coordenador: Professora Karoline Carula

Data: Dez. 2020 a Dez. 2022 Dez. 2020 a Dez.2023

Descrição:: O presente projeto pretende elaborar uma abordagem da história de Niterói que possa ser utilizada como ferramenta para o desenvolvimento da cidadania, do turismo e dos processos educacionais no município. Para tanto, reunirá os esforços de alunos e professores do Instituto de História (IH); do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH); dos grupos de pesquisa, cadastrados no CNPq, e laboratórios/núcleos do IH da UFF, Centro de Estudos do Oitocentos (CEO) e Núcleo de Estudos de Migrações, Identidades e Cidadania (NEMIC); dos habitantes da cidade e dos alunos e professores da rede municipal de ensino de Niterói para a produção de conteúdos a serem divulgados em plataformas digitais (site e aplicativo), que abordem a história desse espaço urbano por intermédio da narrativa dos diversos grupos sociais.  O projeto tem três frentes de atuação, cujas dimensões de resultados práticos estão interrelacionadas: pesquisa histórica, história pública e história e educação.


Nome: Estudo de Competitividade

Responsável: Neltur
Data: Abril 2010
Descrição: Com o intuito de auxiliar destinos turísticos a analisar, conjugar e equilibrar os diversos fatores que, para além da atratividade, contribuem para a evolução da atividade turística, o Ministério do Turismo, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e a Fundação Getulio Vargas (FGV) deram início ao Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional. Criada em 2007 e aplicada desde então, a metodologia que gera índices em 13 dimensões ligadas à atividade turística permite analisar o desenvolvimento de um destino turístico.


Nome: O perfil dos turistas da Copa das Confederações FIFA 2013 no Rio de Janeiro
Responsável:  UFF – Universidade Federal Fluminense
Data: Junho 2013
Descrição: A Copa das Confederações é um torneio organizado pela FIFA desde 1992. Desde então, passou por modificações até chegar ao seu formato atual,  onde os participantes são os seis campeões continentais mais o país-sede e o campeão mundial, totalizando oito países. Dos continentes, a América é o único que classifica duas seleções: a seleção campeã da  Copa Ouro, cujo torneio é disputado entre a América do Norte, América Central e Caribe e a Copa América, disputada pelos países que compõem a América do Sul. Dos demais continentes é escolhida uma única seleção.


  • O PERFIL E OS IMPACTOS ECONÔMICOS DOS TURISTAS DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE 2013 NO RIO DE JANEIRO

Nome: O perfil e os impactos econômicos dos turistas da Jornada Mundial da Juventude 2013 no Rio de Janeiro
Responsável:  UFF – Universidade Federal Fluminense
Data: Junho 2013
Descrição: A  Jornada Mundial da Juventude (JMJ)  é um evento religioso instituído pelo Papa João Paulo II em 1985 que reúne milhões de católicos de todo o mundo, sobretudo jovens. Com duração de cerca de uma semana, promove eventos da Igreja Católica para os jovens e com os jovens.


Nome: O Perfil e o impacto econômico do Visitante da Cidade de Niterói durante a Copa do Mundo 2014
Responsável:  UFF – Universidade Federal Fluminense
Data: Junho 2014 – Julho 2014
Descrição: Pesquisa realizada entre os dias 13/06 a 15/07/2014, abordando os seguintes temas: Gasto e impacto econômico do visitante durante sua estada no período da copa; perfil socioeconômico do visitante(sexo, escolaridade, renda, dentre outros); a percepção do turista sobre algumas questões relativas a relação do turista com a cidade e com o turismo.



Nome: Inventário da Oferta Turística (IOT) 2018 – Região Metropolitana
Responsável:  UFF – Universidade Federal Fluminense; SETUR-RJ.
Data: Dezembro 2018
Descrição: O trabalho, que faz parte do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR/RJ), contempla 23 cidades das regiões turísticas prioritárias e foi coordenado pela UFF – Universidade Federal Fluminense. A ampla pesquisa de campo mapeou atrativos turísticos naturais, culturais, históricos, religiosos, infraestrutura, equipamentos e serviços do segmento. Este é o IOT – Inventário da Oferta Turística, um trabalho fundamental para o planejamento dos municípios e regiões, bem como para nortear investimentos e ações de marketing direcionadas para o turismo.

 

Compartilhe em suas redes sociais
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
X